Como Solicitar Exames

Informações sobre o exame:

- Trata-se de exame de ressonância magnética da articulação em estudo (ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho ou tornozelo), com contraste intra-articular. - O exame poderá ser realizado com anestesia. Entretanto, a anestesia só será realizada durante a segunda fase do exame (durante a ressonância magnética) já que na primeira fase do exame (punção articular para injeção do contraste) é necessária a colaboração do cliente.

Critérios de realização:

- Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.

Contra-indicações:

- As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação.

As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância:

- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

1. Principais indicações:

- Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, infarto, estiramentos / rupturas musculotendíneas. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos. - Pesquisa de doenças osteometabólicas.

2. Regiões estudadas:

- Sacro, ílio, ísquio, púbis, músculos e feixes neurovasculares.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética da bacia. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, multiplanar, com espessuras de cortes variáveis. - Administração de meio de contraste paramagnético por via intra-venosa (gadolínio) se houver afecção inflamatório-infecciosa ou processo expansivo.

5. Interpretação e comentários

- Este método proporciona alto contraste tecidual para a avaliação de processos inflamatórios, infecciosos ou expansivos, assim como para o estudo de afecções traumáticas ou musculares e para a determinação do estágio de lesões metastáticas. - O exame, contudo, apresenta limitações para a detecção de corpos livres intra-articulares nas afecções traumáticas.

1. Principais indicações:

- Avaliação multiplanar da região hipotalamoipofisária. - Diagnóstico de tumores selares e parasselares. - Avaliação multiplanar para planejamento cirúrgico da região hipotalamoipofisária. - Avaliação da integridade funcional da neuroipófise, por meio da análise do seu sinal de RM.

2. Regiões estudadas:

- Região hipotalamoipofisária, sela turca, seio esfenóide, ápices orbitários, quiasma óptico e seios cavernosos.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de sela túrcica e hipófise. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, avalia a sela turca e o eixo hipotalamoipofisário, por meio de cortes finos com aquisições multiplanares, utilizando ponderações de RM (T1 e T2). - Em geral é utilizada a injeção endovenosa do agente paramagnético de contraste (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância faz uma análise do parênquima hipofisário e da região hipotálamo-hipofisária, bem como dos seios cavernosos e de regiões próximas à sela turca. Dessa forma, o exame está indicado para a pesquisa de micro e macroadenomas e de doenças que acometem os seios cavernosos, os vasos do polígono de Willis, o hipotálamo e as estruturas adjacentes. Além disso, permite o diagnóstico mais detalhado e também diferencial de doenças infecciosas, inflamatórias, traumáticas, tumores, processos vasculares, etc..

1. Principais indicações:

- Avaliação de fraturas, lesões osteocondrais, osteonecrose. - Lesões ligamentares. - Artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, estiramentos / rupturas musculotendíneas e tenossinovite. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos.

2. Regiões estudadas:

- Ossos e articulações do antepé, tarso, músculos e tendões, feixes neurovasculares.

1. Principais indicações:

- Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita. - Avaliação morfológica de órgãos/vísceras parenquimatosas. - Avaliação de nódulos e/ou cistos. - Diagnóstico diferencial do paciente com icterícia. - Avaliação morfológica da aorta. - Avaliação de linfonodomegalias. - Avaliação de alterações uterinas (miomatose, adenomiose, neoplasias), ovarianas (cistos) e de endometriose. - Quantificação de ferro hepático.

2. Regiões estudadas:

Fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga e útero.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética do abdome feminino. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla,com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam na cúpula diafragmática e se estendem até a sínfise púbica. Geralmente há a necessidade de uso do meio de contraste paramagnético por via endovenosa.

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância avalia as estruturas abdominais e pélvicas, estando indicada como exame complementar a outros métodos de imagem, na investigação de alterações uterinas (miomatose, adenomiose e neoplasias) e ovarianas (cistos), assim como de endometriose e de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita. É especialmente útil para nefropatas e para mulheres que têm alergia a iodo.

1. Principais indicações:

- Avaliação de fraturas. - Discopatias degenerativas (abaulamento, protrusão ou hérnia discal). - Estenose do canal vertebral e forames intervertebrais. - Espondilodiscites. - Espondilolistese. - Má formações ósseas. - Artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular, ósseo ou intra-raquiano. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles, ósseos ou intra-raquianos.

2. Regiões estudadas:

- Vértebras, discos intervertebrais, saco dural, medula, músculos e ligamentos.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética da coluna. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, realizados cortes axiais e coronais da coluna lombo-sacra nas sequências T1 e T2. Eventualmente utiliza-se meio de contraste (gadolíneo).

5. Interpretação e comentários

- O exame está indicado para a pesquisa de hérnia discal, de doença articular degenerativa e de processos inflamatórios, infecciosos e tumorais. - Também é útil na avaliação de fraturas, na investigação de estenose do canal vertebral e foramens intervertebrais, na avaliação de espondilodiscites e espondilolistese, no estudo de malformações ósseas e vasculares, e na determinação do estágio de processos expansivos de partes moles, ósseos ou intra-raquianos e controle pós-quimioterápico/cirúrgico. - Convém ponderar que artefatos metálicos próximos à coluna distorcem a imagem e prejudicam o estudo.

1. Principais indicações:

- Avaliação de fraturas, lesões osteocondrais, osteonecrose. - Condromalácia de patela. - Lesões ligamentares e meniscais. - Bursites. - Artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, infarto, estiramentos / rupturas musculotendíneas e tenossinovite. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes

2. Regiões estudadas:

- Articulação femorotibial, femoropatelar, tibiofibular proximal, músculos e tendões, meniscos, ligamentos cruzados e colaterais, bolsas sinoviais e feixes neurovasculares.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética do joelho (unilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T1, cortes multiplanares com espessura variável dependendo da afecção. - Administração de meio de contraste paramagnético (gadolínio) por via intravenosa, se afecção inflamatória/infecciosa ou processo expansivo. - Introdução intra-articular de meio de contraste paramagnético diluído a 1%.

5. Interpretação e comentários

- Este método proporciona alto contraste tecidual para a avaliação de afecções inflamatórias/infecciosas ou processos expansivos e de sua extensão para planos musculares, feixes neurovasculares, espaço articular e estruturas ósseas, assim como para a pesquisa de lesões musculares, tendíneas e ligamentares, além de fraturas. - Recomenda-se a realização de artrorressonância magnética no controle pós-operatório de meniscectomias parciais (de 25% a 75%), de tratamento cirúrgico de lesões osteocondrais ou de reconstruções ligamentares

1. Principais indicações:

- Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica e infecciosa/inflamatória. - Avaliação de linfonodomegalias. - Avaliação de alterações uterinas (miomatose, adenomiose, neoplasias), ovarianas (cistos) e de endometriose.

2. Regiões estudadas:

- Bexiga, útero, regiões anexiais.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética do abdome feminino. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, com cortes multiplanares e sequências ponderadas em T1 e T2 interessando a região pélvica. Pode ser necessário o uso de meio de contraste paramagnético por via endovenosa.

5. Interpretação e comentários

- Este exame está indicado para a avaliação de doenças pélvicas, incluindo bexiga, útero e ovários, assim como para a pesquisa de linfonodomegalias.

1. Principais indicações:

- Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita. - Avaliação morfológica de órgãos/vísceras parenquimatosas. - Avaliação de nódulos e/ou cistos. - Diagnóstico diferencial do paciente com icterícia. - Avaliação morfológica da aorta. - Avaliação de linfonodomegalias. - Quantificação de ferro hepático.

2. Regiões estudadas:

- Fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga, próstata e vesículas seminais.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética do abdome masculino. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - É recomendável a retirada de "piercings" para a realização do exame. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla,com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam na cúpula diafragmática e se estendem até a sínfise púbica. Geralmente há a necessidade de uso do meio de contraste paramagnético por via endovenosa.

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância avalia as estruturas abdominais e pélvicas, estando indicada como exame complementar a outros métodos de imagem, na investigação de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vascular, traumática e congênita, no estudo morfológica da aorta e na avaliação de linfonodomegalias. É especialmente útil para nefropatas e para indivíduos com alergia a iodo.

1. Principais indicações:

- Avaliação de fraturas, lesões osteocondrais e ligamentares. - Bursites e artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, estiramentos / rupturas musculotendíneas e tenossinovite. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos.

2. Regiões estudadas:

- Articulação radioulnar proximal, radioumeral, umerorradial, feixes neurovasculares ulnar, radial e mediano, músculos.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética dos cotovelos (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, cortes multiplanares com espessura variável dependendo da afecção - Administração de meio de contraste paramagnético (gadolínio), por via intravenosa se afecção inflamatório-infecciosa ou processo expansivo

5. Interpretação e comentários

- Este método proporciona alto contraste tecidual para a avaliação de afecções inflamatórias/infecciosas ou processos expansivos e de sua extensão para planos musculares, feixes neurovasculares, espaço articular e estruturas ósseas, assim como para a pesquisa de lesões musculares e tendíneas, além de fraturas.

1. Principais indicações:

- Estimar estenose de carótidas e vertebrais. - Avaliar fluxo e trajeto das artérias cervicais maiores.

2. Regiões estudadas:

- Artérias cervicais dos sistemas carotídeos e vertebrobasilar.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de artérias do pescoço. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Análise das artérias cervicais através de sequências de RM sensíveis ao fluxo sanguíneo. Utiliza sequências rápidas e necessita da injeção, em veia periférica, do agente paramagnético de contraste (gadolínio). São realizadas reconstruções 3D dos vasos que permitem a análise em diversos ângulos de todos os segmentos das artérias dos seistemas carotídeo e vertebral. Não é necessária a utilização de cateter vascular profundo e o exame é minimamente invasivo.

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância possibilita a análise dos diversos segmentos extracranianos das artérias dos sistemas carotídeo e vertebral, sendo útil na avaliação de estenoses vasculares, no estudo e no planejamento cirúrgico de processos tumorais cervicais. - A utilização do agente paramagnético de contraste acresce maior confiabilidade ao exame, que supera, dessa forma, os outros métodos não-invasivos para a investigação das doenças arteriais cervicais.

1. Principais indicações:

- Avaliação multiplanar da laringe e faringe. - Avaliação multiplanar das glândulas salivares e tiróide. - Avaliação de lesões expansivas cervicais para planejamento cirúrgico ou controle de tratamento

2. Regiões estudadas:

- Inclui toda a região cervical, glândulas, músculos, vasos e ossos.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de pescoço. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, análise das estruturas da região cervical e dos espaços profundos da face através de cortes multiplanares, utilizando sequências de RM ponderadas em T1 e T2. - De acordo com a indicação clínica, pode ser necessária a injeção endovenosa do agente de contraste paramagnético (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Este método avalia as estruturas do pescoço, os espaços profundos da face, as glândulas salivares, a tiróide, as paratiróides e os músculos do pescoço, além de pesquisar linfonodos. Dessa forma, auxilia o diagnóstico diferencial de doenças infecciosas, inflamatórias, traumáticas, tumorais, vasculares, etc.

Informações sobre o Exame:

- Trata-se de exame de ressonância magnética da artéria aorta, emergência de seus ramos e artérias ilíacas comuns.

Critérios de realização:

- Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.

Contra-indicações:

As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam na transição toracoabdominal e se estendem às artérias ilíacas; - Feitas também reconstruções angiográficas tridimensionais; - Há a necessidade do uso de contraste paramagnético por via endovenosa.

Interpretação e comentários:

- Esta ressonância constitui-se em um exame minimamente invasivo que serve para a avaliação de doenças da aorta, das artérias ilíacas e das artérias viscerais. É indicado principalmente na estimativa de estenose da(s) artéria(s) avaliada(s) e na pesquisa de aneurismas.

1. Principais indicações:

- Fornece informações detalhadas da anatomia do encéfalo. - Método de escolha para estudo de anormalidades estruturais do encéfalo. - Permite o estudo das diversas doenças do encéfalo sejam tumorais, inflamatórias, infecciosas, degenerativas ou acidentes vasculares cerebrais.

2. Regiões estudadas:

- Parênquima encefálico, ventrículos e sulcos.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de crânio. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Análise detalhada das estruturas encefálicas e de seus espaços profundos através de sequências multiplanares de RM com ponderações T1, T2 e FLAIR. De acordo com a indicação clínica, pode ser necessária a utilização de agente paramagnético (gadolínio) por via endovenosa

5. Interpretação e comentários

- As diversas aquisições permitem a análise detalhada do encéfalo para a pesquisa dos mais diversos processos patológicos, nas diferentes faixas etárias. Especialmente útil na investigação de doenças tumorais, inflamatórias, infecciosas e degenerativas do encéfalo, assim como de acidentes vasculares cerebrais.

1. Principais indicações:

Avaliação da integridade de próteses mamárias. - Avaliação de nódulos ou alterações indeterminadas na mamografia e/ou ultra-som - Screening em pacientes jovens e de alto risco

2. Regiões estudadas:

- Mamas e axilas.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de mamas. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Trazer no dia agendado, exames anteriores de mama (ultra-som, mamografia, etc.). Se estes forem entregues posteriormente, o dia de entrega do resultado será alterado. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação. Observação: - Algumas vezes haverá necessidade de se obter novas imagens e a cliente poderá ser chamada para comparecer novamente a medimagem. Este procedimento é rotineiro em nosso serviço e tem por objetivo o melhor esclarecimento diagnóstico.

4. Método

- A ressonância de mamas é um método que se utiliza de ondas de radiofrequência para a formação das imagens.

5. Interpretação e comentários

- As indicações da ressonância de mamas são bem específicas. O exame já tem seu papel estabelecido, na literatura médica, na avaliação da integridade das próteses mamárias. - Quanto às outras indicações do método na pesquisa de lesões mamárias, vale a pena mencionar a utilidade da ressonância em casos de dúvidas diagnósticas, como ocorre, por exemplo, em mamas operadas com suspeita de recidiva tumoral, nas quais as alterações mamográficas e ultra-sonográficas são inespecíficas. Em tais situações, a cicatriz cirúrgica com mais de seis meses não realça, enquanto a área de recidiva apresenta realce. O exame também é útil na suspeita de câncer oculto na mama, com mamografia e ultra-sonografia normais, e no estadiamento tumoral para a pesquisa de multifocalidade/multicentricidade, sobretudo em mulheres com diagnóstico de carcinoma in situ. - Convém esclarecer que o rastreamento do câncer de mama por este método está contra-indicado. - Em indivíduos do sexo masculino, esta ressonância tem utilidade na avaliação de ginecomastia, de nódulos na região peitoral e de câncer de mama. É geralmente indicada como exame complementar a outros métodos de imagem.

1. Principais indicações:

- Avaliação da invasão tumoral da parede torácica e de estruturas vasculares mediastinais. - Avaliação de aneurismas.

2. Regiões estudadas:

- Arcabouço torácico, estruturas vasculares mediastinais, sitios linfonodais, hilos, espaço pleural e pericárdico, câmaras cardíacas.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética do tórax. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, exame de ressonância magnética do tórax

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância serve para avaliar o mediastino, as estruturas vasculares e o arcabouço torácico, sendo principalmente indicado para avaliação da invasão tumoral da parede torácica e de estruturas vasculares mediastinais e na investigação de aneurismas. Não se presta, porém, à análise dos pulmões.

1. Principais indicações:

- Estimar estenose de artérias intracranianas. - Avaliar presença de fluxo e trajeto das artérias intracranianas maiores. - Pesquisa de aneurismas e malformações vasculares.

2. Regiões estudadas:

- Artérias intracranianas dos sistemas carotídeo e vertebrobasilar..

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de artérias cerebrais. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, análise detalhada da árvore vascular arterial cerebral através de sequências de RM que permitem o estudo do fluxo sanguíneo; - São feitas reconstruções 3D que auxiliam na avaliação do contorno e trajeto dos vasos; - Excepcionalmente, pode ser necessária a utilização do agente paramagnético de contraste (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância permite a análise da circulação cerebral - que inclui as artérias dos sistemas carotídeo e vertebrobasilar - de forma não-invasiva, pois não necessita de cateter vascular, e tem aplicação no estudo das doenças desse compartimento, a exemplo de malformações vasculares, aneurismas e estenoses, como as causadas por aterosclerose. Também é possível realizar a análise simultânea do compartimento venoso, caso seja solicitada pelo médico.

1. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de artérias dos membros inferiores (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

2. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, com sequências angiográficas e reconstruções tridimensionais; - Pode ser necessário o uso de meio de contraste paramagnético.

5. Interpretação e comentários

- Trata-se de um exame não-invasivo ou minimamente invasivo, realizado para a avaliação de doenças das artérias dos membros inferiores (femoral comum, femoral superficial, poplítea, tibiais, fibulares). É principalmente indicado na estimativa de estenose da(s) artéria(s) avaliada(s) e na pesquisa de aneurismas.

1. Principais indicações:

- Fornece informações da anatomia da orelha interna e do seu conteúdo. - Método de escolha para detecção de tumores do ângulo pontocerebelar.

2. Regiões estudadas:

- Mastóides, estruturas das orelhas interna, média e externa; Ângulo pontocerebelar.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de mastóides. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Análise detalhada da região das mastóides através de cortes finos (2,0 mm) com aquisições multiplanares de RM utilizando ponderações T1 e T2. Em geral é utilizada a injeção de agente paramagnético de contraste (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância está indicada no estudo das afecções otológicas e dos distúrbios vestibulares e do nervo facial. O exame permite a análise detalhada da região e contribui com o diagnóstico diferencial dos mais diversos processos patológicos da região mastóidea.

1. Principais indicações:

- Avaliação de fraturas, lesões osteocondrais, osteonecrose. - Síndrome do túnel do tarso e do seio do tarso. - Lesões ligamentares. - Bursites. - Artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Coalisões tarsais. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, estiramentos / rupturas musculotendíneas e tenossinovite. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos.

2. Regiões estudadas:

- Articulação tibiotalar, tarso, músculos e tendões, feixes neurovasculares.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética dos tornozelos e/ou calcâneos (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação. 4. Método - Ressonância magnética de 1,5 tesla, estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, cortes multiplanares com espessura variável dependendo da afecção. - Administração de meio de contraste paramagnético (gadolínio) por via intra-venosa, se afecção inflamatória/infecciosa ou processo expansivo. 5. Interpretação e comentários - Este método proporciona alto contraste tecidual para a avaliação de afecções inflamatórias/infecciosas ou processos expansivos e de sua extensão para planos musculares, feixes neurovasculares, espaço articular e estruturas ósseas, assim como para a pesquisa de lesões musculares, tendíneas e ligamentares. - O exame ainda tem utilidade para a pesquisa de corpos estranhos e calcificações heterotópicas e para a avaliação de fraturas, assim como para o estudo do alinhamento e da morfologia óssea.

1. Principais indicações:

- Avaliar as estruturas ósseas das ATM. - Avaliar integridade do disco articular. - Avaliação dinâmica das articulações para estudo da movimentação dos discos e côndilos mandibulares. - Estudo das doenças degenerativas da ATM e principalmente dos discos articulares.

2. Regiões estudadas:

- Articulações temporomandibulares (ATM).

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de articulações temporomandibulares (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, análise detalhada das ATM através de cortes finos em múltiplos planos, utilizando sequências de RM ponderadas em T1 e T2; - São feitas aquisições em repouso e dinâmicas (abertura mandibular) para avaliação minuciosa dos discos articulares e ligamentos, bem como dos planos musculares e estruturas ósseas adjacentes; - Em geral não é necessária a injeção do agente paramagnético de contraste (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância permite a análise detalhada das estruturas das articulações temporomandibulares (ATM), pois inclui o estudo da estrutura interna da articulação, com análise do disco, dos ligamentos e das estruturas ósseas adjacentes. Dessa forma, contribui com a avaliação dos distúrbios articulares, como nas doenças degenerativas das ATM, principalmente nos discos articulares.

1. Principais indicações:

- Avaliar as estruturas ósseas das ATM. - Avaliar integridade do disco articular. - Avaliação dinâmica das articulações para estudo da movimentação dos discos e côndilos mandibulares. - Estudo das doenças degenerativas da ATM e principalmente dos discos articulares.

2. Regiões estudadas:

- Articulações temporomandibulares (ATM).

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de articulações temporomandibulares (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, análise detalhada das ATM através de cortes finos em múltiplos planos, utilizando sequências de RM ponderadas em T1 e T2; - São feitas aquisições em repouso e dinâmicas (abertura mandibular) para avaliação minuciosa dos discos articulares e ligamentos, bem como dos planos musculares e estruturas ósseas adjacentes; - Em geral não é necessária a injeção do agente paramagnético de contraste (gadolínio).

5. Interpretação e comentários

- Esta ressonância permite a análise detalhada das estruturas das articulações temporomandibulares (ATM), pois inclui o estudo da estrutura interna da articulação, com análise do disco, dos ligamentos e das estruturas ósseas adjacentes. Dessa forma, contribui com a avaliação dos distúrbios articulares, como nas doenças degenerativas das ATM, principalmente nos discos articulares.

1. Principais indicações:

- Avaliação de lesões do manguito rotador. - Bursites e artropatias inflamatórias / infecciosas / degenerativas. - Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo. - Avaliação muscular: miosite, estiramentos / rupturas musculotendíneas e tenossinovite. - Avaliação dos feixes neurovasculares. - Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos. - Fraturas e lesões osteocondrais. - Instabilidade glenoumeral com avaliação do labrum glenoideo, ligamentos glenoumerais. - Lesões da porção superior do labrum (SLAP) e inserção do tendão da cabeça longa do bíceps.

2. Regiões estudadas:

- Manguito rotador, articulação acromioclavicular, glenoumeral, ligamentos glenoumerais, labrum, tendão da cabeça longa do bíceps, feixes neurovasculares.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética dos ombros (bilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, cortes multiplanares com espessura variável dependendo da afecção. - Administração de meio de contraste paramagnético (gadolínio) por via intravenosa, se afecção inflamatória/infecciosa ou processo expansivo. - Introdução intra-articular de meio de contraste paramagnético diluído sob orientação ultra-sonográfica ou radioscópica.

1. Principais indicações:

- Suspeita de trombose venosa cerebral, incluindo os seios venosos e as veias corticais maiores. - Malformações vasculares cerebrais com comprometimento da circulação venosa, por exemplo más-formações da ampola de Galeno.

2. Regiões estudadas:

- O estudo emprega técnica angiográfica para análise da drenagem venosa do encéfalo.

3. Orientações necessárias:

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de ressonância magnética de veias cerebrais. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Para clientes que estejam amamentando, caso seja utilizado contraste, poderá ser necessária a interrupção temporária da amamentação, por um período de 24 a 48 horas. Neste caso, deverá ser feito contato com médico do setor para esclarecimentos complementares. - É necessário comparecer sem maquiagem e sem gel ou creme nos cabelos para a realização do exame e é recomendável a retirada de "piercings". - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel devem retirá-lo antes do exame. Os aparelhos ortodônticos fixos podem prejudicar a qualidade do exame, mas não existe risco para o cliente. - Limite de peso para realização do exame: 140 kg. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicações - As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: - Clipes de aneurisma - Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata) - Implantes otológicos cocleares - Marca-passo cardíaco - Fixadores ortopédicos externos - Gestantes com menos de 12 semanas de gestação - As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: - Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar - Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas) - Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos) - Derivação ventriculoperitoneal - Dispositivo intra-uterino (DIU) - Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

4. Método

- Ressonância magnética de 1,5 tesla, estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, cortes multiplanares com espessura variável dependendo da afecção. - Administração de meio de contraste paramagnético (gadolínio) por via intra-venosa, se afecção inflamatória/infecciosa ou processo expansivo.- Ressonância magnética de 1,5 tesla, análise detalhada da drenagem venosa do encéfalo através de sequências de RM sensíveis ao fluxo sanguíneo. - São realizadas posteriores reconstruções 3D que auxiliam na avaliação vascular em diferentes ângulos. - Atualmente as sequências que permitem melhor resultado necessitam da injeção do agente paramagnético de contraste (godolínio), em veia periférica. - Não é necessária a utilização de cateter vascular o que torna o exame minimamente invasivo.

5. Interpretação e comentários

- Também analisa diversos segmentos da drenagem venosa do encéfalo para o diagnóstico de alterações congênitas, malformações venosas e tromboses. É utilizado na avaliação de trombose venosa cerebral, pois permite, em conjunto com as imagens convencionais, a identificação do trombo e a caracterização de possível recanalização ou circulação colateral. - Também é possível realizar a análise simultânea do compartimento arterial, caso seja solicitada pelo médico.